Blogs: os novos quadro-negros da era digital

Como já explicado, este blog foi criado como objeto de estudo para o trabalho de conclusão da pós-graduação Ensino de Espanhol e Uso de Novas Tecnologias da UGF. Hoje, dia 23 de novembro de 2013, finalmente conclui mais um ciclo da minha vida acadêmica com a apresentação do meu artigo.

Compartilho aqui com vocês o artigo que escrevi "Blogs: os novos quadros-negros digitais" e a apresentação que fiz hoje no prezi para a minha professora e colegas de turma.

Gostaria de deixar os meus sinceros agradecimentos:

A minha irmã, Ana Carla, minha mãe, Juli Nogueira e a minha querida amiga Marcia Rios, que leram e revisaram o meu texto, sempre visitaram o meu blog, curtindo, compartilhando, comentando. 

Ao meu primo, Lucas Nogueira, que abraçou a causa e divulgou o meu blog entre seus amigos no facebook e me ajudou a atrair alguns fãs.

A minha professora Adriana Ramos, que sempre esteve disponível para sanar minhas dúvidas, não só em relação ao artigo, como também com dúvidas de espanhol, ferramentas, etc.

Aos meus amigos e colegas, que me enviaram dicas e sugestões de assuntos para colocar no blog.

E, principalmente, aos leitores, que são a razão da existência do blog. 

Obrigada por visitarem o blog, curtirem a fan page no facebook, comentarem, curtirem as postagens, compartilharem o conteúdo. Espero que continuem me visitando e gostando das postagens.


MUITO OBRIGADA!!

BARROS, Isabella R. N. Blogs: os novos quadros-negros da era digital. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, 2013. Disponível em <https://22tonslatinosminhaspublicacoes.blogspot.com/2013/11/blogs-os-novos-quadro-negros-da-era.html>







Isabella R. Nogueira de Barros[1]


Resumo

O presente trabalho aborda o emprego de weblogs no ensino de línguas estrangeiras. Em meio ao mundo de nativos digitais, percebemos que professores vêm usando cada vez mais gadgets (tablets, smartphones, phablets, aplicativos, entre outros) em sala de aula para atrair a atenção dos alunos. Com o objetivo de investigar como os blogs podem ser úteis ao unir essas ferramentas, foi criado o blog 22 Tons Latinos para divulgar a língua espanhola como língua estrangeira. Concluímos que nas turmas presenciais, os blogs podem substituir os quadros-negros e as ferramentas tradicionais, auxiliando o professor e tornando-se um roteiro de aula, com textos, imagens, vídeos, áudios e gráficos. E nas aulas de ensino a distância (EaD), ele vira um quadro virtual, utilizado enquanto professor e aluno(s) se comunicam por vídeo ou por áudio, através de plataformas como o Gtalk e o Skype.

Palavras-chave: Ensino. Espanhol. Blog. Tecnologias.


1. INTRODUÇÃO


O mundo contemporâneo está em constante aceleramento, tudo tem que ser imediato e as horas do dia tornam-se poucas para a realização de todas as tarefas; isso acontece graças aos grandes avanços tecnológicos. O que é novo hoje, já não o é amanhã, com isso as pessoas têm que se manter constantemente atualizadas; e o mesmo vale para a educação.

Hoje em dia, é cada vez mais notório o uso de recursos visuais no processo de aprendizagem das línguas estrangeiras. Atualmente, é preciso mais que somente o livro didático, o quadro-negro e o giz para que os alunos sejam estimulados a ir além do que é oferecido em sala de aula. Agora as crianças e os jovens recebem muito mais informações, há várias formas de comunicação e aparelhos eletrônicos, e os professores têm que se adaptar para poderem competir com toda essa tecnologia, sendo um grande desafio concorrer com o que o aluno é exposto no dia a dia através das diferentes mídias, como a televisão, o cinema e a internet (SILVA, E., 2008, p. 4), além dos aparelhos eletrônicos, como smartphones, tablets, phablets, leitores de livros eletrônicos, etc.:

Dito isso, torna-se fácil conectar-se a internet sabendo que vamos receber um fluxo constante de informação e de conhecimentos que melhorarão nossa formação pessoal. E este impacto será muito mais favorável se levarmos em conta que usaremos a internet naqueles aspectos que nos interessam, e que provavelmente isso nos ajudará a ter ideias que depois usaremos com criatividade em nossos assuntos. Não é isso que o processo de ensino e aprendizagem busca? De qualquer forma, nossa participação na internet sempre pode focar a partir de um lado mais educativo se usarmos ferramentas apropriadas para isso. Mas deve-se levar em conta que uma apresentação que enfatize a faceta educativa de maneira muito formal pode ser recusada por muitos estudantes que buscam a liberdade de educar-se por si mesmos (VALERO, et al., 2007, p. 2, tradução nossa).[2]

Os professores têm que se adaptar aos novos modelos educativos e, sobretudo, à geração dos chamados “nativos digitais”, ou seja, daqueles que nasceram e cresceram na era da internet. Isso supõe uma mudança nos métodos que nos aproximem dessa “alfabetização digital”, no manejo da tecnologia como ferramenta para a pesquisa, tratamento e produção da informação (FERNÁNDEZ, 2012, p. 8).

Dentre os recursos disponíveis, podemos destacar os softwares e chats que são usados como ferramentas para o ensino de línguas com enfoque comunicativo. Tais recursos têm sido bem-sucedidos em sua tarefa, já que com eles os alunos têm a possibilidade de acesso à comunicação em tempo real com nativos do idioma alvo, seja oralmente, seja por escrito. Assim poderão entrar em contato com situações reais de conversação, textos autênticos, deixando um pouco de lado a monotonia das salas de aula (SILVA, B., s.d., p. 261).

Entretanto, o foco deste trabalho é o uso dos blogs, ou bitácoras, como são chamados em espanhol, no ensino de uma língua estrangeira. A palavra blog vem de weblog, onde web significa rede e log significa diário, ou seja, um diário na rede, ou um diário virtual. Já a palavra bitácora tem uma explicação curiosa; era um armário usado nos navios para guardar a bússola e outros instrumentos, incluindo os diários de navegação, onde eram descritos todos os acontecimentos do barco. O mesmo ocorre no blog, já que nele podemos escrever os acontecimentos do cotidiano, passar informações, tirar dúvidas, etc., e tudo vem automaticamente organizado de acordo com a data da publicação, só que cronologicamente inverso.

Os blogs voltados para a educação são conhecidos como edublogs, que é a junção entre educação e blog. Para esta pesquisa, foi criado um edublog, disponível no endereço: https://22tonslatinos.com/, e que fala das línguas espanhola e portuguesa em geral, suas diferenças, gramática, cultura, curiosidades, etc.

Uma das vantagens de criar um blog, em vez de um site, por exemplo, é a facilidade cada vez maior fornecida pelos provedores. Agora não temos mais que nos preocupar com os complicados códigos HTML, com o servidor onde ficará alojado ou com o desenho gráfico, pois isso tudo já está inserido em suas plataformas – a única coisa que precisamos fazer é escolher um modelo e escrever as postagens. Segundo o site do Blogger: “O seu blog pode ter a forma que você quiser. Há milhões de blogs, de todos os tamanhos e formatos. Na verdade, não há regras”.

Há vários tipos de provedores: Blogger, UOL blog, Wordpress, etc. O espaço escolhido para a criação do blog 22 Tons Latinos foi o Blogger, já que é muito conhecido e de fácil manuseio; além de possibilitar a inclusão de outras ferramentas sem grandes dificuldades, sendo muito intuitivo. Para aqueles com um conhecimento mais avançado, há a possibilidade de edição através do código HTML.**

[**Obs.: A primeira versão do blog foi criada no Blogger, porém decidi mudá-lo para o Wordpress poucos anos depois. Novo endereço: https://22tonslatinosport.wordpress.com/]


O blog criado tem como meta o ensino da língua de origem (português) e de uma língua estrangeira (espanhol), e para isso foram usadas ferramentas características da educação e que pudessem chamar atenção e criar interesse nos visitantes, como tirinhas criadas no Toondoo, tirinhas em quadrinhos de autores conhecidos, músicas, vídeos, documentos em PDF e Word, atividades e formulários criados no Jotform, atividades criadas no Hot Potatoes, jogos, livros interativos, etc.

Com o surgimento das TICs (Tecnologia de Informação e Comunicação) nos últimos anos e a sua atuação nos processos de ensino de línguas estrangeiras, a internet passou a ser uma ferramenta educativa complementar, já que agregou muitas mudanças aos materiais didáticos. O uso cada vez mais difundido da internet e das novas tecnologias é um divisor de águas entre a educação da época dos nossos avós e a de hoje. A limitação do espaço real dá lugar à expansão do espaço virtual e à redução do tempo gasto com atividades e pesquisas. O avanço tecnológico ultrapassa os limites da informação e atravessa as fronteiras da comunicação à distancia. Antes, o que era considerado impensável para alguns, como viajar para outros países para estudar, devido aos gastos e ao tempo, hoje é possível dentro de nossa própria casa, basta um computador com acesso à internet, e temos o que se conhece como EaD (educação a distância), devido à existência de chats, e-mails, fóruns de debate, jogos on line, etc. (MENDONÇA; LIMA, 2009, p. 40).

E é aí que entram os blogs... Mais uma vez o termo bitácora cai como uma luva para defini-los, já que além de funcionarem como um “diário de bordo”, também servem como uma espécie de “armário” para armazenar vários tipos de ferramentas:

Concluindo, o blog permite gerar, publicar e intercambiar conteúdos em vários formatos (vídeo, imagem, áudio) sem a necessidade de contar com uma grande capacitação tecnológica e relaciona-se com outros formatos e aplicações da rede, como as páginas web, os marcadores sociais, os geradores de conteúdo... (FERNÁNDEZ, 2012, p. 08, tradução nossa)[3].

Os blogs têm um uso tão amplo que também podem ser usados como roteiros ou ferramentas interativas dentro das salas de aula. Antes, as ferramentas dos professores eram o quadro-negro e o giz (a princípio só havia giz branco, depois passaram a ser coloridos), mais tarde, na década de 90, quando a internet ainda estava engatinhando e quase ninguém tinha computador em casa, a grande evolução nas salas de aula foi a substituição do quadro-negro pelo quadro branco, e dos temíveis gizes, que causaram tantos danos à saúde dos professores, pelas canetas. Para tornar as aulas mais interessantes, os professores podiam recorrer a vídeos em VHS, e depois em DVD; slides com transparências; livros ou cartolinas com imagens; etc. Atualmente, através de um e-board, que é um quadro interativo, o professor pode acessar vídeos do YouTube, fazer slides no Powerpoint, Prezi, ou onde quiser; pesquisar na mesma hora imagens, dicionários, textos, etc.; ou seja, tem acesso a qualquer informação que esteja disponível na internet e que possa auxiliar o andamento da aula. E tudo isso pode ficar reunido em um blog, como se fosse um roteiro da aula a ser dada, como o feito pela professora Belén García, do Instituto Cervantes, em uma das aulas sobre o AVE (Aula Virtual de Español). Este blog “roteiro” pode ser encontrado no link: http://desderiodejaneiro.blogspot.com.br/:


Figura 1 – Blog Desde Río de Janeiro. Endereço: http://desderiodejaneiro.blogspot.com.br/.


2. A EVOLUÇÃO DA INTERNET

Se a evolução nas salas de aula foi a mudança do quadro-negro pelo quadro branco e do giz pelas canetas; a grande evolução da internet foi o surgimento da web. Pode-se dizer que a internet tem três eras: web 1.0 – onde apenas recebíamos as informações, a criação de sites pelos usuários em casa era algo impensável; web 2.0 – nos tornamos mais atuantes, agora não só temos acesso às informações, como também podemos agregar informações à rede; e web 3.0 – forma muito mais rápida de participar da rede através dos dispositivos digitais móveis, e uma participação muito mais ativa. As pessoas atualmente se expõem muito mais no meio virtual. Ainda se fala na criação da web 4.0 que de acordo com o site Sisnema:

[...] será como um gigantesco sistema operacional inteligente e dinâmico, que irá suportar as interações dos indivíduos, utilizando os dados disponíveis, instantâneos ou históricos, para propor ou suportar a tomada de decisão. A grande diferença entre tudo o que existe hoje e nos próximos anos é que isso acontecerá automaticamente, com base num complexo sistema de inteligência artificial.


Entretanto, nem tudo são flores no meio cibernético. Além da excessiva exposição no mundo virtual, Borba e Nascimento (2012), na plataforma de ensino online A IBW e a Sala de Aula Tradicional, disponível no site de psicologia da UFRJ, apontam algumas desvantagens no uso da internet para o ensino a distância:


- O Impacto da Educação a Distância sobre o aluno que pode se sentir isolado e desconectado e, portanto, desmotivado de participar;

- A sobrecarga de informações e mídias, quando existe, pode levar a uma sensação de saturação e ‘perdido no hiperespaço’;

- Pelo fato dos alunos poderem acessar múltiplos materiais, com ordem variável, ao longo do tempo, podem ter a sensação de falta de coerência global;

- Obrigatoriedade de acesso a Internet e uso de hardware que possibilite a leitura e transmissão dos dados, gerando um custo inicial elevado;

- Podem ocorrer frustrações e fobias por parte dos alunos e até professores iniciantes na EAD com relação às dificuldades decorrentes do uso das tecnologias de equipamentos e softwares;

- O professor precisa de muito tempo para se planejar e preparar suas aulas on-line;

- A Educação on-line demanda investimentos constantes por parte das Instituições para a sua manutenção, tanto para o suporte tecnológico quanto para o suporte humano;

- O presente descrédito, desconfiança e falta de investimento organizacional nesta modalidade de ensino.


3. O BLOG E SUA ESTRUTURA

Para atender aos objetivos desta pesquisa, faz-se necessária a definição do que é o blog, suas funções, características e as partes que o integram. Para este estudo, foi criado um blog sobre as línguas portuguesa e espanhola, visando o entendimento de como essa ferramenta pode ser usada no ensino e as implicações a ela inerentes. O blog 22 Tons Latinos pode ser encontrado no seguinte endereço: 22tonslatinos.blogspot.com.**

[**Obs.: A primeira versão do blog foi criada no Blogger, porém decidi mudá-lo para o Wordpress poucos anos depois. Novo endereço: https://22tonslatinosport.wordpress.com/]

Como dito anteriormente, os blogs são diários virtuais organizados de forma cronologicamente inversa. Na educação podem ser usados como plataforma de ensino a distância, roteiro de aula, complemento da matéria, trabalho em grupo dos alunos, etc.

Segundo Fernández (2012, p. 9) as vantagens do uso dos blogs são:

  • Facilidade de uso: atualmente as plataformas já disponibilizam editores de textos simples que não requerem muito conhecimento nem de códigos HTML, nem de programação visual.
  • Versatilidade: podem ser acessados de qualquer lugar e a qualquer momento, deixando que o aluno tenha autonomia no seu aprendizado.
  • Eficácia na administração dos conteúdos: as postagens podem ser organizadas de acordo com temas e podem ser acessadas através dos marcadores e do arquivo do blog (que organiza as portagens por mês e ano).
  • Interatividade: estimulam a interação e colaboração dos usuários através de comentários, sendo um aprendizado construtivista.
  • Aumentam a motivação na sala de aula: com sua programação visual atrativa e ao deixar que os alunos criem e compartilhem suas ideias com os colegas, tiram a monotonia das salas de aula e despertam o interesse do aluno, que aprende brincando e sem perceber.
  • Permitem a possibilidade de voltar a um conteúdo quantas vezes forem necessárias, de acordo com as necessidades do aprendizado, ou seja, uma postagem pode ser editada, atualizada, complementada, resumida, etc., para facilitar seu entendimento.

3.1. ESTRUTURA DO BLOG


Figura 2 - Estrutura do blog vista pelo editor de layout

Figura 3 – Blog 22 Tons Latinos

Os blogs geralmente são divididos em três partes:

- Cabeçalho: é onde ficam o título, o subtítulo, a descrição e/ou logotipo do blog.
- Coluna da postagem: onde são publicadas as postagens do blog, incluindo os comentários, ícones de redes sociais, marcadores, data, etc. Também é possível adicionar gadgets (recursos que nos permitem adicionar fotos, vídeos, slides, marcadores, lista de sites, etc. no layout do blog, ou seja, são as partes fixas) acima ou abaixo da postagem.
- Colunas: os layouts do corpo e do rodapé do blog podem ser divididos em duas ou três colunas. Nestas colunas podemos adicionar e organizar os gadgets.



Figura 4 - Layout do corpo e do rodapé

3.1.2 Gadgets

Vejamos alguns exemplos de gadgets, extraídos do blog 22 Tons Latinos, que podem ser colocados nos blogs:

a) Imagens – nos permite colocar imagens do computador ou de algum outro lugar na web. Como podemos ver na figura 5, este gadget foi usado para colocar o logotipo e a mascote do blog (duas imagens).


Figura 5 - Imagens com o logotipo e a mascote do blog

b) Páginas – exibe uma lista de páginas autônomas no blog. Como podemos ver na figura 6, há duas formas de criação: pode ser uma página em branco, onde podem ser adicionados imagens, vídeos, textos, etc. Tem o mesmo mecanismo que uma postagem, mas é fixa e não tem organização cronológica inversa. Também pode ser um redirecionamento para outros sites; ao clicarmos em “endereço da web” (figura 7), abre-se uma janela onde colocamos um título para a página e colamos o endereço para o qual queremos redirecioná-la.



Figura 6 - Criação de páginas

Figura 7 - Criação de página com redirecionamento


Figura 8 - Seção de páginas

c) Marcadores – funcionam como uma classificação de assuntos nos artigos do blog. Quando escrevemos uma postagem, devemos indicar palavras-chave que ajudem os visitantes a identificarem o tema que querem ler e mensagens parecidas. Uma mesma postagem pode ter vários marcadores. Na figura 10 podemos ver os marcadores do blog 22 Tons Latinos se, por exemplo, o visitante clicar em “Vocabulário”, será aberta uma nova página com todas as postagens que tiverem este marcador.


Figura 9 - Marcadores na edição de uma postagem



Figura 10 - Marcadores vistos pelos visitantes

d) Arquivo do blog – facilita a navegação com links para postagens mais antigas, sendo organizado por ano e mês.


Figura 11 - Arquivo do blog

e) Lista de blogs – visualização dinâmica dos blogs seguidos pelo administrador, ou seja, os visitantes podem ver as atualizações de outros blogs sugeridos pelo autor.


Figura 12 - Lista de blogs

f) Caixa de pesquisa – permite que os visitantes façam pesquisas no próprio blog, na lista de blogs, nos links das postagens e na web.


Figura 13 - Caixa de pesquisa

4. DIVULGAÇÃO E CONTROLE DE VISITAS

O blog 22 Tons Latinos foi, a princípio, criado como objeto de pesquisa, e, para que servisse seu propósito, foi necessário divulgá-lo. Para isso, foram criados perfis em diferentes redes sociais:

a) Google+ ou G+ (endereço:

https://plus.google.com/u/0/108486398315068438856/posts): rede social do Google, que possibilita o compartilhamento de textos, imagens, vídeos, links, etc. Quando é criado um cadastro no Google, ele automaticamente permite o acesso aos outros serviços oferecidos pela empresa, tais como: YouTube, Gmail, Blogger, Google+, etc. Quando postamos algo no Blogger, a postagem pode ser exibida diretamente no G+, fazendo com que seu círculo de amizade veja as atualizações, e, se quiserem, seus amigos podem compartilhá-las, comentá-las ou clicarem em “Marcar com +1”, indicando que gostaram.


Figura 14 - Perfil do 22 Tons Latinos no Google+

b) Facebook (endereço: https://www.facebook.com/22TonsLatinos): segundo a página, “é uma rede social que reúne pessoas a seus amigos e àqueles com quem trabalham, estudam e convivem”. Ele nos permite criar fan pages, que como o próprio nome diz, são páginas de fãs. As pessoas as seguem clicando em “curtir”.

Figura 15 - Fan page do 22 Tons Latinos no Facebook

c) Twitter (endereço: https://twitter.com/22tonslatinos): rede social que permite aos usuários enviar e receber atualizações de outros usuários em textos curtos (até 140 caracteres). Para receber tais atualizações, as pessoas podem “seguir” umas as outras.



Figura 16 - Perfil no Twitter

d) Linkedin (endereço: http://www.linkedin.com/pub/isabella-nogueira/2a/640/585): é uma rede de relacionamento de negócios, na qual as pessoas podem colocar todas as suas características profissionais, currículo, etc., e entrarem em contato com outros profissionais e empresas afins. Assim como nas outras redes, os usuários podem compartilhar seu status e suas conexões; também podem compartilhá-lo, comentá-lo ou clicar em “gostei”.


Figura 17 - Perfil no LinkedIn


Abaixo de todas as postagens, há botões de compartilhamento, assim os visitantes poderão divulgá-las em qualquer lugar.

Figura 18 - Botões de compartilhamento do Blogger

4.1 CONTROLE DE VISITAS

O Blogger disponibiliza estatísticas para que o administrador acompanhe as preferências dos visitantes. Nelas podemos ver o número de visualizações total ou por postagem, por dia, semana e mês, origens do tráfego e quais palavras-chave foram usadas para o blog ser achado nos sites de buscas. Entretanto, como descobrimos, não é 100% confiável, pois os dados podem ser mascarados pelos sites que usam um spambot, que é um programa de computador que realiza visitas a sites de forma automática, gerando um alto número de visitas, visando aumentar seu fluxo de tráfego.

Figura 19 - Estatísticas do Blogger

Outra opção, são as estatísticas da fan page no Facebook. Para acessá-las, a página, primeiro, deve ter recebido 30 curtidas. Depois o administrador tem acesso a dados mais completos que os do Blogger, como: número de curtidas da página, das postagens, alcance total e semanal, envolvimento (se a pessoa clicou na publicação, fez algum comentário ou curtiu), perfil dos visitantes (idade, sexo, dados geográficos, idioma), etc.

Figura 20 - Estatísticas da Fan Page


5. BLOGS DE ENSINO DE ESPANHOL

Vejamos alguns blogs dedicados ao ensino de espanhol:

a) La clase de ELE – endereço: http://laclasedeele.blogspot.com.br/. Blog vencedor do prêmio de melhor blog de educação de 2012 promovido pelo site Bitacoras.com. Só podem participar deste concurso blogs que sejam exclusivamente escritos em espanhol. O Clase de ELE, que segundo seu cabeçalho diz, “é um blog que pretende oferecer a todos os alunos e professores de Espanhol como Língua Estrangeira materiais, recursos e atividades úteis para praticar, estudar e ensinar espanhol” (tradução nossa)[4].

Figura 21 - Blog La clase de ELE

b) Desde Río de Janeiro – endereço: http://desderiodejaneiro.blogspot.com.br/. Blog usado como roteiro de uma das aulas do curso de pós-graduação lato sensu de Ensino de Espanhol e Uso de Novas Tecnologias da UGF, cujo cabeçalho diz que é de “Cultura e ensino de E/LE com as ferramentas web 2.0” (tradução nossa)[5].

Figura 22 - Blog Desde Río de Janeiro

c) Enseñando voy, aprendiendo vengo. El blog de Concha Moreno – endereço: http://conchamorenogarcia.blogspot.com.br/. De acordo com o cabeçalho: “Este é o blog novato de uma professora veterana. Nele quero compartilhar reflexões sobre a educação e sua necessária transformação; propostas para a aula, e para a formação do professorado em L2 (segunda língua) e em ELE (espanhol como língua estrangeira)” (tradução nossa).[6]

Figura 23 - Blog Enseñando voy, aprendiendo vengo. El blog de Concha Moreno

d) Charla en espanhol – endereço: http://charlaenespanol.wordpress.com/. Blog que dá dicas, atividades, textos, etc., para a preparação para os exames de obtenção do DELE (Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira). De acordo com o blog: “O objetivo desta página é criar um espaço de divulgação de conhecimentos sobre nosso trabalho como professores de espanhol. Com ela pretendemos melhorar nosso trabalho docente enquanto divulgamos nossas experiências e conhecimentos” (tradução nossa).[7]

Figura 24 - Blog Charla en español

e) El taller de ELE – endereço: http://eltallerdeele.blogspot.com.br/. De acordo com seu cabeçalho: “Este blog pretende ser um ponto de encontro e de intercâmbio de recursos, materiais e experiências didáticas para o ensino do espanhol como língua estrangeira (ELE)” (tradução nossa).[8]

Figura 25 - Blog El taller de ELE


6. CONCLUSÃO

É quase impraticável nos tempos atuais as pessoas permanecerem desconectadas. Quem quiser ficar a par de tudo, gostando ou não, tem que conhecer os novos meios de comunicação, redes sociais, gadgets, etc. Hoje em dia há muitas informações, e tudo surge a uma velocidade incrível, e para não perder espaço, o professor tem que aprender a usar estas ferramentas a seu favor.

O foco deste estudo foi o uso de blogs no ensino do espanhol como língua estrangeira. Concluímos que os edublogs podem ser usados como ferramentas de ensino devido a sua facilidade de uso e versatilidade, sendo, por isso, usados por muitos docentes. Não há restrição geográfica, com eles podemos nos aproximar mais dos alunos, inclusive de outras cidades, e até mesmo de outros estados e países. Não há restrição de informações, podemos colocar tudo o que acharmos relevantes, é o aluno quem decide o que será lido. Também podemos dizer que não há restrição de tempo, pois o visitante poderá ler o que quiser, quando quiser, sem data marcada.

Entretanto, há também pontos negativos. É fácil se perder na internet, são muitas as informações, um link leva a outros e... não se sabe onde pode parar! Como não há restrições, o estudante pode acabar perdendo o foco e perdendo-se no mundo cibernético. Por isso, dependendo do objetivo do aluno e do tipo de estudo, deve haver orientação do professor, e disciplina por parte do aluno.

Para objeto de estudo deste trabalho foi criado o blog 22 Tons Latinos, que apesar de não ter sido usado em sala de aula, concluímos que teve uma boa aceitação, pois desde a sua criação recebeu 122 curtidas e as postagens receberam um alcance médio de 24 pessoas na fan page do Facebook até a presente data (totalizando sete meses). Seu objetivo é divulgar tanto a língua espanhola como L2 (língua estrangeira) quanto a portuguesa como L1 (primeira língua) e L2, o que foi atingido. Além dos dados obtidos na fan page, também recebemos e-mails com comentários e dúvidas dos visitantes. Esperamos que o presente estudo possa ajudar outros docentes a aventurarem-se no mundo digital e a começarem a trabalhar com esta ferramenta, que oferece inúmeras possibilidades.

7. BIBLIOGRAFIA

BORBA, Angélica G.; NASCIMENTO, Viviane B. do. A IBW e a Sala de Aula Tradicional. Disponível em: <http://www.psicologia.ufrj.br/tcconline/IBW_SAT/index.html>. Acesso em: 14 de julho de 2012.

CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 5 ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2008. 760p.

DICCIONARIO DE LA LENGUA ESPAÑOLA. Dicionário on-line. Disponível em: <www.rae.es>. Acesso em: 28 de setembro de 2013.

DICIONÁRIO AULETE. Dicionário on-line. Disponível em:< http://aulete.uol.com.br/site.php?mdl=aulete_digital>. Acesso em: 28 de setembro de 2013.

FERNÁNDEZ, Ana Alonso. El blog en la enseñanza del español como lengua extranjera. MarcoEle: revista de didáctica español como lengua extranjera, 2011, nº 13. Disponível em: < http://marcoele.com/suplementos/los-blogs-en-la-clase-de-ele/>. Acesso em: 28 de maio de 2012.

INSTITUTO ANTÔNIO HOUAISS. Dicionário eletrônico Houaiss. Editora Objetiva, 2009.

SILVA, Beatriz Pereira da. A internet no ensino de espanhol para alunos brasileiros. Disponível em: < http://www.filologia.org.br/xiv_cnlf/tomo_1/258-290.pdf>. Acesso em: 30 de maio de 2012.

SILVA, Cleidimar Aparecida Mendonça e; LIMA, Lucielena Mendonça de. Autonomía: aprender a aprender con los proyectos de investigación de Prática como Componente Curricular en la Licenciatura en Letras/Español. In: SEMINARIO DE DIFICULTADES ESPECÍFICAS DE LA ENSEÑANZA DEL ESPAÑOL A LUSOHABLANTES, 13, 2009, São Paulo. Anais eletrônicos… São Paulo: Prol Gráfica e Editora, 2010. p. 33-47 Disponível em: <http://www.mecd.gob.es/dms-static/da6e82cf-78d2-43d3-94bb-0274c68ef816/consejerias-exteriores/brasil/publicaciones-y-materiales--didacticos/publicaciones/seminario/xviiseminario09.pdf>. Acesso em: 15 de julho de 2012.

SILVA, Edna Marta Oliveira da. A webquest na internet: o novo material didático. Rev. FAE, Curitiba, v. 11, nº 2, p. 79-86, jul./dez. 2008. Disponível em: < http://www.fae.edu/publicacoes/fae_v11_2/08_edna_marta.pdf>. Acesso em: 15 de julho de 2012.

SISNEMA. Vem aí web 4.0. Porto Alegre, 2010. Disponível em: <http://sisnema.com.br/Materias/idmat020826.htm> Acesso em: 25 de julho de 2012.

SECO, Manuel. Gramática esencial del español. 3 ed. Madri: Espasa Calpe, 1995. 418p.

TORREGO, Leonardo Gómez. Análisis sintáctico: teoría y práctica. 2 ed. Madri: Edições SM, 2007. 318p.

_________. Gramática didáctica del español. 9 ed. Madri: Edições SM, 2007. 543p.

VALERO, Alejandro et al. Blogs en la Educación. Espanha: 2007. Disponível em: < http://recursostic.educacion.es/observatorio/web/es/internet/recursos-online/528-monografico-blogs-en-la-educacion?showall=1>. Acesso em: 14 de julho de 2012.


Resumen

El presente trabajo aborda el uso de weblogs en la enseñanza de lenguas extranjeras. En medio al mundo de los nativos digitales, se percibió que los profesores siguen usando cada vez más gadgets (tablets, smartphones, phablets, aplicativos, entre otros) en el aula para atraer la atención de sus alumnos. Con el objeto de investigar cómo los blogs pueden ser útiles al unir estas herramientas, se creó el blog 22 Tons Latinos para divulgar la lengua española como lengua extranjera. Se concuyó que en las clases presenciales, los blogs pueden sustituir las pizarras y las herramientas tradicionales, auxiliando el profesor y convirtiéndose en un guion de clase, con textos, imágenes, videos, audios, gráficos. En las clases de educación a distancia (EaD), se convierten en una pizarra virtual, que se usa mientras profesor y alumno(s) se comunican por video o audio, a través de plataformas como Gtalk y Skype.

Palabras clave: Enseñanza. Español. Blog. Tecnologías.




Notas


[1] Bacharel em Jornalismo, Faculdade Hélio Alonso
Pós-graduanda em Ensino de Espanhol e Uso de Novas Tecnologias
Especialista em Tradução de Espanhol, Universidade Gama Filho
isabella.nogueirab@gmail.com

[2] Dicho esto, resulta fácil conectarse a internet sabiendo que vamos a recibir un flujo constante de información y de conocimientos que mejorarán nuestra formación personal. Y este impacto será mucho más favorable si tenemos en cuenta que utilizaremos internet en aquellos aspectos que nos interesan, y que probablemente ello contribuirá a darnos ideas que después utilizaremos con creatividad en nuestros asuntos. ¿No es esto lo que persigue el proceso de enseñanza y aprendizaje? De todas formas, nuestra participación en internet siempre se puede enfocar desde un lado más educativo si utilizamos herramientas apropiadas para ello. Pero hay que tener en cuenta que una presentación que enfatice la faceta educativa de manera muy formal puede que sea rechazada por muchos estudiantes que buscan la libertad de educarse a sí mismos (VALERO, et al., 2007, p. 2).

[3] En definitiva, el blog permite generar, publicar e intercambiar contenidos en múltiples formatos (vídeo, imagen, audio) sin necesidad de contar con una gran capacitación tecnológica y se relaciona con otros formatos y aplicaciones de la red, como las páginas web, los marcadores sociales, los generadores de contenido… (FERNÁNDEZ, 2012, p. 08).

[4] Este blog pretende ofrecer a todo alumno y profesor de Español como Lengua Extranjera materiales, recursos y actividades útiles para practicar, estudiar y enseñar español.

[5] Cultura y enseñanza de E/LE con las herramientas web 2.0.

[6] Este es el blog novato de una profesora veterana. En él quiero compartir reflexiones sobre la educación y su necesaria transformación; propuestas para la clase, y para la formación del profesorado en L2 y en ELE. Aclaraciones gramaticales; comentarios sobre viajes y cursos impartidos. Resúmenes de charlas con mis alumnos y alumnas...

[7] El objetivo de esta página es crear un espacio de divulgación de conocimientos acerca de nuestro trabajo como profesores de español. Pretendemos con ella mejorar nuestra labor docente al tiempo que divulgamos nuestras experiencias y conocimientos.

[8] Este blog pretende ser un punto de encuentro y de intercambio de recursos, materiales y experiencias didácticas para la enseñanza del español como lengua extranjera (ELE).

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